Engenharia de instrumentação: Um vasto campo que está crescendo 2/5

Escopo, papéis e responsabilidades


Ao contrário de serviços verticais, a indústria de instrumentação não tem como mão de obra pesada e intensiva o seu ponto forte. No entanto, requer indivíduos talentosos que têm habilidades específicas em ciência de medição e engenharia, acredita Maria Bernadete. "Aqueles que tem conhecimentos sólidos em fundamentos e tem conhecimentos específicos de sistemas de medição irão encontrar várias opções de carreira dentro desta indústria", diz ela.

Com a crescente demanda por energia elétrica e desenvolvimentos na indústria de automação e sistemas de comunicação de áudio e vídeo, engenheiros elétricos/instrumentação tornaram-se vitais para a sociedade de hoje.
Tarefas e responsabilidade de um engenheiro de instrumentação
- Desenvolver projetos de conceito e estudos de viabilidade
- Projeto ou atualização de especificações e projetos de equipamentos e sistemas elétricos
- Desenha formas de gerar e gerenciar eletricidade
- Conceber formas de controle de processos utilizando técnicas de automação e computadores
- Examinar os aspectos de segurança do trabalho planejado
- Plano de fabricação ou utilização de equipamentos e aparelhos
- Supervisionar testes de novos sistemas e correção de falhas
- Supervisionar a instalação e manutenção de sistemas e equipamentos
- Projetar sistemas de controle de novo e desenvolver, manter e modificar sistemas existentes
- Trabalhar colaborativamente com engenheiros projetistas, engenheiros de operação, compradores e outros funcionários internos
- Entrar em contato com clientes, fornecedores, empreiteiros e autoridades competentes
- Gerenciamento de projetos dentro de ambientes com restrições de custo e tempo
- Escrever software de computador
- Desenvolver novas propostas de negócios
- Contatos com clientes, fornecedores, empreiteiros e autoridades competentes
-
Compreender e assegurar a conformidade com normas de segurança e saúde e padrões de qualidade do país em que o trabalho é realizado


“Setores como têxtil, farmacêutica, papel, metalurgia, automotiva, Marinha, ferroviária e aeroespacial também exigem engenheiros de instrumentação "diz Kamat.

Engenharia de instrumentação compreende a concepção e desenvolvimento de maquinaria elétrica mais eficiente, equipamentos de controle e sistemas de energia para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e telecomunicações. Técnicos de instrumentação executam operações como comissionamento, instalação, calibração, manutenção e reparação de sistemas de medição e controle complexos usados em uma variedade de operações de controle de processo. Aqueles dispostos a fazer uma carreira neste campo devem ter um conhecimento sólido de medição e princípio de controle de instrumentos pneumáticos e eletrônicos tanto teórico como prático. Tarefas e responsabilidades dos engenheiros de instrumentação variam de empresa para empresa.