Engenharia de instrumentação: Um vasto campo que está crescendo 3/5

Qualificação necessária

Necessário ter terminado o segundo grau ou técnico equivalente. No entanto, para se conseguir o diploma de uma faculdade em engenharia de instrumentação, serão necessários 5 longos anos para que ao final você se torne um engenheiro classificado como Júnior. Porem se você já e formado em outra Faculdade como matemática, física ou química e possível tentar uma pós-graduação. Se é a área de pesquisa que lhe interessa, se inscrever em um programa de doutorado após completar sua pós-graduação. Além de ciências básicas e disciplinas regulares de engenharia, telecomunicações, radar, microeletrônica, computadores e sistemas de comunicação e controle são ensinados em nível de graduação. “Engenheiros de instrumentação podem ser graduados em física, química e geologia, graduados em eletrônica, instrumentação e engenharia elétrica. Engenheiros mecânicos e engenheiros químicos com pós-graduação em eletrônica também pode se qualificar para o trabalho, “diz Kamat.


Outras áreas onde os aspirantes poderiam olhar para desenvolver suas habilidades são controles inteligentes, rede de sensores, processamento de voz, monitor de controle e processamento digital de sinais, só para citar algumas.





Natureza do trabalho

“Há muitos trabalhos de nível básico no campo da engenharia de instrumentação. Proeminentes entre eles são o engenheiro de vendas, engenheiro de aplicação, assistência técnica e comercialização, “informa Maria Bernadete.

Maria Bernadete explica, "engenheiros de vendas identificam as necessidades do cliente e posicionar o produto certo e a solução de seu portfólio para melhor alinhar com as necessidades de 
medição do cliente. Eles também gerenciam e desenvolvem a base de clientes para a empresa. Engenheiro de aplicação tem profundo conhecimento das técnicas de medição e produtos e é responsável pela demonstração e aplicação de soluções, principalmente no local das instalações do cliente. Isso permite um maior volume de vendas e aumenta a confiança dos clientes na empresa e suas capacidades." 

“Engenheiros de comercialização executar todas as iniciativas de marketing relacionadas a intensificar as atividades de vendas. Eles são responsáveis pela introdução de novos produtos e tecnologia no mercado e constantemente precisam de avaliação do cliente. Engenheiros de serviço fornecem suporte pós-venda de reparo e calibração para os usuários finais e ajudam a manter seu produto em perfeito funcionamento e precisão", acrescenta ela.

Outras oportunidades estão nas áreas de automação e controle, manutenção industrial, design de instrumentação, vendas e marketing, engenharia de serviço e R&D (DRDO, ISRO e DAE).
  
Perspectivas de emprego (Courtesy: http://education.sulekha.com/)
Engenheiros de instrumentação encontrar empregos em R&D unidades em ambos privado e sector público.

- Oportunidades estão disponíveis em indústrias pesadas como siderúrgicas, termoelétricas, refinarias, plantas de fertilizantes e cimenteiras. Engenheiros de instrumentação são também empregados pelos estabelecimentos de defesa.

- Possibilidades de carreira estão disponíveis em gestão, projetos de vendas e técnicos.


"Engenheiros e técnicos de instrumentação podem ser obrigados a viajar extensivamente e frequentemente para áreas remotas para instalação de equipamentos ou manutenção do equipamento já instalado," informa Kamat. "R&D e design requer um profundo conhecimento sobre eletrônica analógica, que é uma habilidade rara hoje em dia nos formando que chegam ao mercado," acrescenta.